AGRICULTORES PARAGUAIOS X MONSANTO
AGRICULTORES PARAGUAIOS X MONSANTO
23/11/2012
 
No dia 19.11.12 estivemos no território Paraguaio, reunidos com os maiores produtores de soja daquele país. A convite da APS – Associação dos Produtores de Soja do Paraguai, interessados em saber como demandamos com a Monsanto, tomamos conhecimento e verificamos que o modelo de cobrança de royalties feita no Brasil, está sendo aplicada aos nossos vizinhos paraguaios.
A exemplo daqui, os Agricultores não subscreveram qualquer acordo sobre valores, forma de cobrança, etc. Foi uma reunião entre Monsanto, Cooperativas, Compradores de Grãos, Exportadores e Sementeiros, que ficam com 35% dos valores captados, para distribuírem entre si, que viabilizou a apropriação. É certo que eles pretendem manter a cobrança. Mas não é justo.
A reação da APS e dos Agricultores Associados é presente, induvidosa. Certamente irão alcançar uma boa composição com a empresa. Se a Monsanto não perceber a nova realidade, fracassará na Justiça, certamente. Vi um bom Advogado, disposto, seguro e bem posicionado sobre o tema, falo do Assessor Jurídico da entidade, Dr. Juan Carlos Arévalos.
Todos os Países da América do Sul que produzem soja, a exemplo de Brasil, Argentina e Paraguai, possuem legislação interna comum de Defesa de Cultivares, optando pela Certificação de Cultivares, conforme a Ata da UPOV de 1978, no intuito de liberar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. Afastaram o Sistema de Patentes, justamente porque engessa o desenvolvimento da pesquisa.
Buscam reconhecer o trabalho de várias gerações de Agricultores na seleção genética, para obtenção de melhores sementes, reconhecendo o privilégio do agricultor na confecção de suas próprias sementes.
Se a Monsanto não reconhecer o equívoco dos seus procedimentos no Cone Sul, acabará perdendo sua clientela para outras obtentoras vegetais, o que não é bom para os acionistas da empresa e para o valor de suas ações.
Néri Perin
 
 
0 comentários para "AGRICULTORES PARAGUAIOS X MONSANTO"
Deixe seu comentário
 
  * Todos os campos são obrigatórios
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*
Mensagem:*
  Captcha

   
   


 
 
     
Passo Fundo/RS: (54) 3314-4749

Rua Nascimento Vargas, 620
Bairro Vergueiro
CEP: 99020-000 - Passo Fundo - RS
Brasília/DF: (61) 3225-1243

Brasília - DF
Atendimento das 9h às 12h e das 13h30 às 18h